Realizado nos dias 17 e 19 de maio de 2018, o VII Seminário de Paisagens Industriais da Andaluzia “Pensando o patrimônio industrial: os desafios do século XXI” foi destinado a analisar a situação do patrimônio industrial na Espanha – com atenção específica a realidade da Andaluzia – e com objetivo de atualizar conhecimentos, metodologias e propostas. O evento ocorreu na cidade de Villanueva del Río y Minas (Província de Sevilha) e foi organizadoCentro de Estudios Andalucese The International Committee for Conservation Industrial Heritage – Espanha (TICCIH-Espanha), além da colaboração da Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Sevilha.

As conclusões deste encontro se materializam no documento denominado Carta de Sevilha de Patrimônio Industrial. Este documento apresenta uma revisão crítica, transversal e multidisciplinar da mudança de paradigma que se produziu sobre o patrimônio industrial nas três últimas décadas e que, além de sua problemática específica, afeta também ao patrimônio cultural.

Junto com a apresentação publica da Carta de Sevilha de Patrimônio Industrial será estabelecido um debate com os participantes a partir de intervenções dos coordenadores e especialistas que participaram em sua redação voltada à orientação das práticas de pesquisa e gestão do Patrimônio Industrial no Século XXI.

PROGRAMA DIA 21 DE FEVEREIRO

19:00-19:10h Abertura

Mercedes de Pablos Candón, Diretora do Centro de Estudios Andaluces.

Julián Sobrino Simal,  professor da Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Sevilha e vice-presidente do TICCIH-Espanha.

Marina Sánz Carlos, arquivista, membro do TICCIH-Espanha.

19:10-19:30h As políticas europeias de patrimônio industrial e obra pública: desenvolvimento local e patrimônio cultural.

José María Ballester Fernández, diretor da Área de Desenvolvimento Rural da Fundación Botín.

19:30-19:40h Apresentação Carta de Sevilha de Patrimônio Industrail

Presentación Carta de Sevilla de Patrimonio Industrial 2018

Julián Sobrino Simal,  professor da Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Sevilha e vice-presidente do TICCIH-Espanha.

19:40-20:30h Diálogo sobre o Patrimônio Industrial. Os desafios do século XXI

José María Ballester Fernández, diretor da Área de Desenvolvimento Rural da Fundación Botín.

Joaquín Ibañez Montoya, coordenador da disciplina de Gestão e Intervenção do Patrimônio Industrial da Escuela Técnica Superior de Arquitecturaem Madri.

Julián Sobrino Simal,  professor da Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Sevilha e vice-presidente do TICCIH-Espanha.

Modera:
Marina Sainz Carlos, arquivista, membro do TICCIH-Espanha.

O VII Seminário de Paisagens Industriais de Andaluzia “Pensando o patrimônio industrial: os desafios do século XXI”, organizado pelo Centro de Estudios Andalucese The International Committee for Conservation Industrial Heritage – Espanha (TICCIH-Espanha) nos dias 17 e 19 de maio de 2018 na localidade sevilhana de Villanueva del Río y Minas – em colaboração com a Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Sevilla –esteve destinado a analisar a situação do patrimônio industrial na Espanha com atenção específica a realidade da Andaluzia, com o objetivo de atualizar conhecimentos, metodologias e propostas.

Maiores informações e inscrições: https://www.centrodeestudiosandaluces.es

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.