17 a 21 de julho de 2018. Saint-Etienne (França)

De 17 a 21 de julho de 2018, Saint-Étienne (França) receberá o 45º Simpósio do Comitê Internacional de História da Tecnologia (ICOHTEC). Terra histórica da cultura industrial e inovação tecnológica, a região anfitriã (Firminy) inclui o sítio histórico de Le Corbusier que acaba de ser listado como Patrimônio da Humanidade. Saint-Etienne e sua universidade servirão de espaço de encontro e reflexão para pesquisadores dos 5 continentes.
Esses pesquisadores explorarão a história da inovação e das tecnologias que incorporam a tendência do patrimônio e sua importância principal na sociedade moderna. A transformação das regiões industriais está no centro desta conferência científica. A esse respeito, haverá ampla discussão sobre a dinâmica da transformação em resposta à desindustrialização iniciada desde o final do século XX. Também será incluído um exame da patrimonialização de indústrias e locais industriais, bem como as políticas de reabilitação, realocação e reindustrialização como fatores de emergentes dinâmicas territoriais, econômicas e sociais.
O Simpósio 2018 do ICOHTEC pretende ser um momento de troca, mas também de descoberta de uma região moldada pela indústria e transfixada pela modernidade. É por isso que uma grande parte do tempo será dedicada a visitas e interações com atores locais. Desde a reconstrução tecnológica até o reconhecimento do patrimônio industrial, Saint-Etienne é um laboratório urbano que ressoará nos debates do simpósio.

Fonte: ICOHTEC

Conference website: https://www.icohtec2018.fr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.