Sobre o evento

Sobre o evento

O Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH – Brasil) foi criado por profissionais de várias áreas de formação preocupados em desenvolver ações concretas contra a destruição/deterioração de nosso parque industrial e dos inúmeros riscos que ameaçam a preservação desse patrimônio. Em todas as regiões do país, existem exemplos de patrimônio industrial de grande importância histórica, arquitetônica, econômica, tecnológica e social, que precisam ser preservados. Vinculado desde seu surgimento em 2004 ao The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage (TICCIH), o Comitê tem como objetivo pesquisar, investigar, mapear, catalogar, inventariar, divulgar, proteger e conservar os bens materiais e imateriais do patrimônio industrial brasileiro.

Em 2004 ocorreu o primeiro encontro em patrimônio industrial, na Universidade Estadual de Campinas, que reuniu um grupo de pesquisadores nacionais e convidados estrangeiros e culminou na constituição do Comitê nacional. O segundo evento, ocorrido em 2009, na Faculdades de Belas Artes (São Paulo), reforçou a difusão das ações do Comitê nacional frente a diversos pesquisadores em vários estados do país. Inclusive, permitiu congregar iniciativas e estudos isolados em diferentes áreas de conhecimento (arquitetura, história, histórica econômica, antropologia, urbanismo), na convergência de um tema comum: o patrimônio industrial. Um terceiro evento ocorreu em 2020, que em função da pandemia de COVID-19, acabou por ser online. Na ocasião, o evento procurou discutir a atualidade do patrimônio industrial, por um lado, como meio de compreensão de transformações ocorridas no Brasil ao longo do século XX em diferentes dimensões (relações de trabalho, tecnologia industrial, espaços de trabalho); por outro, como instrumento para enfrentar questões do século XIX: proteção de direitos humanos; agendas globais de desenvolvimento sustentável; diluição de fronteiras entre o real e o virtual; demandas por mobilidade, em escala local, regional e global.

Este IV Congresso Nacional para Conservação do Patrimônio Industrial visa destacar as contribuições acadêmicas que tem contribuído para a consolidação da pesquisa em patrimônio industrial, como temática investigativa. Ao mesmo tempo, em vários documentos internacionais sobre o assunto declara-se que este seria um campo interdisciplinar no qual incidem diferentes áreas de conhecimento e atuação profissional: a história, história da ciência, arquitetura e urbanismo, engenharia, design, antropologia e arte. Neste sentido, é interessante refletir sobre as contradições e dificuldades enfrentados nos estudos sobre a temática e na conservação de vestígios materiais e imateriais do trabalho industrial. Por fim, o evento contém um caráter comemorativo pelos 20 anos do Comitê Brasileiro pela Conservação do Patrimônio Industrial, que ocorre em 2024, e com isso realizar com um balanço das últimas duas décadas sobre o tema. Por isso, para enfrentar esses dois aspectos do patrimônio industrial no Brasil no século XXI, elegeu-se como tema deste congresso “desafios, caminhos e contradições sobre memória do trabalho industrial”. As conferências irão centrar-se em torno de algumas linhas nos quais aspectos da conservação e ressignificações do patrimônio industrial possam ser debatidos: vestígios materiais da industrialização e internacionalização; testemunhos e ressignificação do trabalho industrial; forma, função e uso na arquitetura da produção.

A organização do congresso é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Memória Ferroviária / Universidade Estadual Paulista – UNESP (vinculado ao Comitê Brasileiro para a Conservação do Patrimônio Industrial – TICCIH /Brasil)), o Comitê Científico Nacional de Patrimônio Industrial e o Comitê Científico Nacional do Patrimônio do Século XX (vinculados ao International Council on Monuments and Sites ICOMOS / Brasil). Contamos portanto com o apoio do The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage (TICCIH) e International Council on Monuments and Sites (ICOMOS).

O evento será realizado nos dias 15 a 17 de agosto de 2024, na UNESP/ campus de Bauru (São Paulo).

Inscrições e página do evento: https://www.even3.com.br/ivcncpi/