I WORKSHOP DE PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO
Sessão Preparatória do VII Congresso de História Ferroviária
Lisboa/Entroncamento 2020, Portugal
Apresentação
O patrimônio ferroviário (e o industrial em geral) tem hoje em dia uma visibilidade de que não dispunha há uns anos, o que permitiu que a sua valorização e divulgação tenha passado a constar da agenda política e social dos nossos países de forma quase permanente. Igualmente, museus e outras instituições de conservação e preservação proliferam com sucesso, atraindo público e difundindo este patrimônio de forma notável.
No entanto, o trabalho acadêmico de investigação e sistematização do patrimônio ferroviário não deve perder identidade nem interesse na dimensão mediática que envolve atualmente a questão patrimonial. Acreditamos que é necessário avançar com uma metodologia comum na busca de resultados concludentes que não estejam condicionados por questões alheias ao processo crítico de investigação.
Neste sentido, convidamos especialistas e estudiosos do patrimônio ferroviária de Espanha e Portugal para uma das sessões do congresso que se realizará em Lisboa e no Entroncamento em 2020, que assumirá a forma de workshop de debate. Uma sessão preparatória em 2019 será também realizada com o objetivo de amadurecer os conteúdos que serão apresentados ao congresso do ano seguinte. Por outro lado, dada a amplitude dos temas a tratar, pretendemos aprimorar a linha de investigação referente à arquitetura ferroviária, que é menos conhecida, e ir mais além do mero estudo das estações e gares mais emblemáticos, incluindo também oficinas, docas e armazéns, entre outras tipologias. Não procuramos análises individuais, mas sim estudos de conjunto, a nível empresarial ou geográfico, que contribuam para desenvolver inventários e catálogos.
Encorajamos, assim, os investigadores interessados a apresentarem propostas de trabalho e de organização do estudo deste patrimônio, tanto através de classificações clássicas de materiais e utilizações (ou sua sistematização), como através da utilização de novas tecnologias no desenvolvimento destes trabalhos.
Objetivos
– Constituir um grupo aberto, mais ou menos estável, que sistematize a investigação sobre patrimônio ferroviário
– Contribuir para a construção de conceitos básicos sobre patrimônio ferroviário, bem como da funcionalidade de cada um dos seus elementos
– Trabalhar numa metodologia para a elaboração de modelos de fichas de inventário para um patrimônio tão específico como o ferroviário
– Contribuir para a definição de critérios de conservação
– Construir pontes em direção a disciplinas relacionadas com os estudos de patrimônio, como arquitetura, biblioteconomia, estatística, informática, entre outras.
Convocatória
Os pesquisadores interessados em participar deste workshop deverão enviar um email com um resumo de sua proposta para iberia.ferroviaria@hotmail.com indicando título, nome, referência institucional, email de contato e um breve CV.
Organizadores: Ana Cardoso de Matos (Universidade de Évora), Domingo Cuéllar (Grupo RENFE), Aurora Martínez-Corral (Universitat Politècnica de València) e Hugo Silveira Pereira (Universidade NOVA de Lisboa)
Prazo final: 8 de janeiro de 2019