6º Seminário Internacional sobre Agroindustrial Heritage será realizada na cidade de Oaxaca, no México, de 9 a 12 outubro de 2018. Este ano, o encontro vai abordar a questão da participação da comunidade e projetos sustentáveis como uma ferramenta de emergência e a conservação do patrimônio agroindustrial.
O patrimônio agroindustrial tem suas origens na área rural, inserido em pequenas comunidades e, raramente, na área urbana. Neste evento, queremos promover um olhar crítico sobre essas origens e desenvolvimento de comunidades que já sediaram diversas manifestações desta herança, considerando que em muitas ocasiões tem sido precisamente o desenvolvimento de uma actividade agro-industrial, que deu origem ao estabelecimento de assentamentos humanos e criação de vilas e cidades com essa vocação. Isso acontece frequentemente com o estabelecimento de estações, oficinas e outros conjuntos ferroviários ao longo da estrada.
Ao longo do tempo, as comunidades onde uma atividade produtiva foi desenvolvida foram transformadas, evoluídas e às vezes desaparecidas no final do processo industrial. Mas em outros casos a atividade agroindustrial em pequena escala permaneceu em vigor nos núcleos familiares coexistindo ao lado de complexos industriais maiores, permitindo a sobrevivência e permanência das comunidades. Recentemente esta atividade foi reavaliada atraindo projetos turísticos e culturais.
Site da Conferência: http://sipa2018.blogspot.com/2018/04/vi-sipa-seminario-internacional-de.html