De 04 a 09 de novembro de 2019, ocorrerá o XX Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB, que ocorrerá na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, promovido, realizado e organizado pela SAB e conta com a parceria da UFPel, através do ICH – Instituto de Ciências Humanas, e da UCPel – Universidade Católica de Pelotas.

A temática escolhida para esta edição do Congresso da SAB é “MEMÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E DIREITOS HUMANOS”. Trata-se de uma temática abrangente que engloba diversas formas de memória, patrimônio ou herança cultural e direitos humanos em seu sentido mais amplo. Foi pensada a partir da tragédia do incêndio que em setembro de 2018 atingiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro, sede oficial da SAB e de outras associações científicas. A ideia é promover um congresso que seja um evento em homenagem, solidariedade e apoio a esta importantíssima instituição para que, juntas/os, possamos refletir sobre o papel da Arqueologia na atual conjuntura nacional e internacional e sua atuação no conhecimento e valorização do patrimônio cultural.

No Congresso ocorrerá o Simpósio Temático ST11: Arqueologia Industrial, Arqueologia da Industrialização: Uma Análise da Contemporaneidade da Arqueologia Histórica , coordenado pelo prof. Dr. Ronaldo André Rodrigues (PUC-Minas Gerais e TICCIH-Brasil). Estimula-se aos interessados em apresentar trabalhos nesta temática, que realizem a inscrição no simpósio com antecedência.

Link do Simpósio: https://www.xxcongresso.sabnet.com.br/simposio/view?ID_SIMPOSIO=11

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.