O TICCIH-Brasil e a Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista (FEU) iniciaram em 2019 uma série de publicações sobre patrimônio industrial (série TICCIH Brasil – Novas Perspectivas), no formato ebook, com download gratuito  – dentro da política de Open Acess implementada pela universidade. O primeiro volume desta série trata do patrimônio ferroviário e foi disponibilizado recentemente. O livro Memória Ferroviária e Cultura do Trabalho: Balanços teóricos e metodologias de registro de bens ferroviários numa perspectiva multidisciplinar está disponível para download gratuito.

Organizado pelo professor Doutor Eduardo Romero de Oliveira, o livro foi publicado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, através da editora Cultura Acadêmica.  Este é o segundo livro publicado pelo projeto Memória Ferroviária, cujo primeiro deles foi publicado em 2017, resultado de investigações realizadas entre 2014 e 2016  (“Memória Ferroviária (1869-1971): inventário de patrimônio industrial ferroviário paulista”). A organização do atual livro Memória Ferroviária e Cultura do Trabalho é conformada por duas diferentes partes. A primeira delas sobre o Registro dos Sistemas, e a segunda Registros do Território. O livro reune autores de diferentes áreas de formação, o que proporciona o caráter multidisciplinar do livro.

“Memória Ferroviária e Cultura do Trabalho: Balanços teóricos e metodologias de registro de bens ferroviários numa perspectiva multidisciplinar” pode ser consultado através de download gratuito no site da editora Cultura Acadêmica, após a realização do cadastro e login no site da editora. Seu livre acesso compõe os objetivos de difusão do trabalho realizado pelo projeto Memória Ferroviária.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.