De 28 a 30 junho 2018. Aveiro (Portugal)

As cidades constituem um dos mais notáveis símbolos exteriores do mundo industrial. Com o desenvolvimento da industrialização, as funções até então desempenhadas pelas cidades multiplicaram-se e complexificaram-se, num processo que foi acompanhado por um acentuado crescimento urbanístico.
O fenómeno da desindustrialização ocorrido nas últimas décadas trouxe um novo olhar sobre as cidades. Agora, com uma enorme disponibilidade de sítios industriais devolutos, é necessário encontrar soluções que não passem apenas pela sua demolição.
O restauro e a reutilização constituem medidas possíveis e apropriadas para evitar aquela opção, com vantagens nos domínios da preservação da memória histórica, da identidade e do equilíbrio urbanístico assim como da regeneração de zonas economicamente deprimidas.
Como tema principal deste IV Congresso propõe-se a apresentação de trabalhos práticos e reflexões teóricas e metodológicas sobre as diversas problemáticas que hoje em dia se colocam nas intervenções efectuadas nas cidades tendo em vista a salvaguarda do seu património industrial, para além de abordagens noutras áreas temáticas, como as do Património, Arquitectura, Arqueologia, Museologia e Turismo Industrial.
FONTE: Comissão organizadora

Conference website:
http://www.museudaindustriatextil.org/4cipi/index.html?fbclid=IwAR2rMmN_uc6QJak9nP-R9GOpxelUwjZHPzMrUc7KmGBM14GuFE3SqOul4SA

Leave a Reply

Your email address will not be published.