O Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH – Brasil) foi criado por profissionais de várias áreas de formação preocupados em desenvolver ações concretas contra a destruição/deterioração de nosso parque industrial e dos inúmeros riscos que ameaçam a preservação desse patrimônio. Em todas as regiões do país, existem exemplos de patrimônio industrial de grande importância histórica, econômica, tecnológica e social, que precisam ser preservados.

Dentre os propósitos do TICCIH-Brasil, prevê-se a promoção de difusão de informações e conhecimento sobre patrimônio industrial, por meio de congressos bi-anuais e encontros regionais, visitas guiadas, entre eventos científicos (art. XVI). Dentro desta estratégica foram concebidas as Jornadas Regionais do Patrimônio Industrial, que ocorressem em diferentes regiões do país a fim de promover debates, difusão de pesquisas e ações de difusão sobre o patrimônio industrial.

Este evento, promovido pelo TICCIH-Brasil, contemplará conferências e apresentações sobre o patrimônio industrial em seus diferentes aspectos (material, memória, representações, paisagístico, documental). Na sessão Sudeste a edição ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto de 2019 no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS Guanabara) em Campinas-SP.

Informações sobre a Conferência

Temáticas

Programação

Apresentações e autores

Inscrições e informações

Normas de submissão

Comissão Organizadora